A tireoide é uma glândula que fica localizada na parte da frente do pescoço, em forma de borboleta, como aparece em destaque na foto acima!
Ela produz e armazena os hormônios T3 e T4, que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento normais; controlam a intensidade do metabolismo e, portanto, a função de quase todos os órgãos do corpo.
É bastante comum as pessoas dizerem ” eu tenho tireóide” para relatar um problema, mas na verdade ” ter tireóide” é o normal! Todos nós temos!
As doenças relacionadas à tireóide podem ser divididas em dois grandes grupos:
1) Alterações no funcionamento da tireóide:
a) Hipotireoidismo:
-caracteriza-se pela diminuição da produção dos hormônios da tireóide
-sintomas comuns: cansaço, pele seca, queda de cabelo, unas frágeis, depressão, intolerância ao frio, ganho de peso
-o tratamento em geral requer a reposição do hormônio da tireóide ( levotiroxina) e a dose deve ser ajustada de acordo com os exames de dosagens hormonais
b) Hipertireoidismo:
-é causada pela produção excessiva dos hormônios da tireóide
-sintomas comuns: perda de peso, ansiedade, palpitações, aumento da sudorese, tremores nas extremidades
-o tratamento é feito através de uma classe de medicação chamada tionamidas ( propiltiouracil e metimazol), que agem reduzindo a produção de T3 e T4 pela tireóide
2) Presença de nódulos
-Os nódulos na tireóide são mais comuns do que você imagina!
-Na grande maioria dos casos, são assintomáticos e muitas vezes são descobertos ao acaso, através de uma ultrassonografia de tireoide
-Dependendo de algumas características do nódulo ao ultrassom ( tamanho, contorno, vascularização…), pode ser necessária a realização de uma punção ( PAAF) paara definir se o nódulo é:
a) benigno:
-grande maioria dos casos
-No caso de um nódulo benigno, basta acompanhar evolutivamente o nódulo, com exames de sangue e ultrassonografia periódicos.
b) maligno:
– Em torno de 5 a 10% dos casos
-Em caso de diagnóstico de cãncer de tireóide , o prognóstico geralmente é bom, variando de acordo com o tipo celular do tumor, a idade do paciente e do grau de disseminação do tumor.
-O tratamento inclui cirurgia de tireóide ( a extensão da cirurgia vai depender das características do tumor e outras modalidades de tratamento ( radioiodoterapia, cirurgias adicionais, quimioterapia) são reservadas para casos mais específicos!