Obesidade

diabetes

A obesidade é uma doença crônica, que afeta pessoas de todas as idades e de todos os grupos sociais. No Brasil, 6 em cada 10 pessoas estão acima do peso.  Um problema que só vem piorando- desde 1975, as taxas de obesidade triplicaram!

Obesidade é uma doença por si só, além de aumentar o risco de várias outras doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares, além de vários tipos de câncer. Além disso, também limita movimentos e sobrecarrega as articulações, piorando a qualidade de vida desses pacientes .

Uma dieta saudável, associada a atividades fisicas regulares é extremamente importante, mas nem sempre suficiente. Também existem outros fatores associados: genéticos, psicológicos, socio-culturais, econômicos e  ambientais.

-Diagnóstico:

É dado através do cálculo do Indice de Massa Corporal ( IMC)

IMC= peso em kg/ altura X altura

Por exemplo, uma pessoa que pese 80kg e tenha 1,60m de altura: IMC= 80/ (1,60×1,60)=31,25

Quando o IMC está acima de 30, consideramos um caso de obesidade. Quanto maior for o IMC, mais grave é o caso.

-Tratamento:

Quando falamos em perda de peso no tratamento da obesidade, não temos como objetivo que a pessoa fique magra: perdas de 10 a 15% do peso inicial, se sustentadas, já trazem grandes benefícios a longo prazo!

1) Mudança de estilo de vida:

É essencial adotar uma dieta menos calórica aliada à prática de atividades fisicas

Importante destacar que exercicio fisico regular melhora a saúde, independente da perda de peso, ou seja,  as pessoas com obesidade já podem melhorar muito a saúde sendo fisicamente ativas, mesmo que não percam peso!

2) Medicamentos:

As três drogas aprovadas atualmente pela ANVISA para o tratamento da obesidade são:

-Sibutramina:

Age no sistema nervoso central, prolongando a sensação de saciedade.

Efeitos colaterais mais comuns: dor de cabeça, boca seca e insônia. Pode tambpem provocar aumento da pressão arterial e da frequeência cardiaca e por isso não deve ser usada em hipertensos mal controlados e em pacientes com doenças cardíacas

-Orlistate:

Age no intestino delgado, inibindo a absorção de até 30% das gorduras, para serem eliminadas nas fezes. Também pode ajudar na melhora do perfil lipidico, reduzindo colesterol e triglicerideos

Principais efeitos colaterais: dor abdominal e diarreia gordurosa

-Liraglutida:

Age no sistema nervoso central, reduzindo o apetite e aumentando a saciedade.

Efeitos colaterais mais comuns: náuseas, constipação e dispepsia, que na maioria das vezes, são transitórios

3) Cirurgia

A cirurgia bariátrica pode ser necessária em casos graves e que não respondem ao tratamento

Sendo uma doença crônica, complexa e com potencial gravidade, é muito importante o acompanhamento médico regular!

obesidade